top of page
Foto do escritorFisiobarra

Finalmente chegou ao 3º trimestre da gravidez! Inchaço ou Síndrome do túnel cárpico e agora?!


A linda barriga de grávida, continuando maravilhosa, começa a pesar um pouco e a dificultar os movimentos da quase-mamã. A forma de andar é diferente, a forma de se mover também e as dificuldades em dormir podem começar a aparecer. A cabeça às voltas, a falta de uma posição confortável e a falta de ar dificultam o descanso.

Porque não deixar o quarto do bebé de lado, os planos e as compras que faltam fazer, e tirar um pouco do seu dia para se mimar e relaxar um pouco com uma Massagem Especial de Grávida? Aliviar um pouco essa tensão nas costas, nos ombros, o peso e cansaço das pernas, ficar em silêncio ou apenas partilhar frustrações com a sua Fisioterapeuta.


O peso do bebé vai aumentando, a sua posição vai-se alterando, e por esta hora poderá sentir dores Abdominais, pélvicas, nas ancas e nas virilhas. Toda a pélvis procura adaptar-se e preparar-se para a hora do parto. Estas dores podem, até certo ponto, ser normais e toleráveis, e provavelmente irão surgindo ao longo dos próximos meses. Mas isso não significa que não haja nada que se possa fazer para procurar diminuir a sua intensidade e/ou frequência. Na Fisiobarra temos profissionais que a podem ajudar desde a Fisioterapia convencional, à fisioterapia pélvica especializada.

O Pilates Clínico ou uma prática de exercício ajustada a esta fase em que se encontra com um profissional experiente nesta área irá ajudar a mantê-la o mais ativa possível. Quanto melhor a sua mobilidade, força e flexibilidade melhor se vai sentir e esse bem estar passa inevitavelmente para o bebé que está quase quase a nascer!


Outra situação com que se poderá deparar e que é muito desconfortável, é o Síndrome do Túnel Cárpico. A retenção de líquidos e inchaço associados à gravidez podem gerar uma compressão do nervo mediano e outras estruturas ao nível do punho (Túnel Cárpico), provocando sintomas como dormência das mãos, formigueiros, dores, sensação de choque elétrico.

A Fisioterapia tem aqui, um papel muito importante. Através de técnicas específicas de Tensão Neural, mobilização de tecidos moles, alongamentos, exercícios e Drenagem Linfática, o Fisioterapeuta poderá ajudar a diminuir ou eliminar as queixas, ao mesmo tempo que lhe fornece ferramentas para ajudar na gestão e prevenção das mesmas.


Entretanto, num ápice, toda uma jornada se passou, e o seu Final de gravidez está aí à porta. Com esse "final", como em tudo na vida, virá um Novo Começo, e uma nova

aventura, com novos desafios.


E para que tudo continue a correr bem, a Fisiobarra continua aqui para o que precisar.


Obrigada por estar desse lado!

Com carinho,

Fisiobarra, Saúde e Bem-Estar

Comments


bottom of page