top of page
Foto do escritorFisiobarra

“Estou grávida: o que posso vir a sentir e como pode ajudar a Fisioterapia?” – 1o Trimestre


Antes de mais: Parabéns e seja bem-vinda a uma nova aventura!

Por esta altura, provavelmente já deve ter consultado uma série de websites e

talvez livros, sobre o que esperar quando se está grávida. Sim, os caminhos da gravidez são repletos de mudanças, alegrias e desafios, e nem sempre será fácil.

Mas, como provavelmente também já terá ouvido e lido, existem “truques”, dicas, sugestões e outras formas de aliviar alguns dos sintomas e queixas que poderão surgir ao longo do tempo. Iremos abordar algumas destas estratégias, sendo que a Fisioterapia, a Massagem, a Drenagem Linfática e o Pilates Clínico poderão ser alguns das mais preciosas aliadas para usufruir em pleno da sua Gestação.


O PRIMEIRO TRIMESTRE da Gravidez é conhecido pelos enjoos, náuseas, vómitos, refluxo, cansaço extremo, vontade constante de urinar, entre outras coisas. A grávida ainda não se sente “grávida”, mas os sinais estão todos lá. O organismo está ainda adaptar-se a toda uma nova realidade, as hormonas tomam conta do volante e o corpo vai “à pendura”. Conforme o bebé vai crescendo e distendendo o útero, os ligamentos que dão suporte ao mesmo, os ligamentos redondos do útero, vão sendo também alongados, podendo gerar dores na zona da virilha, desconforto no baixo abdominal, principalmente em mudanças de posição mais rápidas, ao tossir ou espirrar.

A Fisioterapia pode aqui ser de grande ajuda, podendo auxiliar no alívio da dor, através de massagem, mobilizações, alongamentos e exercícios, por exemplo.

Também por esta altura, e ainda ao longo do segundo e terceiro trimestre, poderão surgir as afamadas varizes, muitas vezes associadas a inatividade, retenção de líquidos e défice circulatório dos membros inferiores. Estas, em conjunto com o Inchaço de pés e pernas, poderão ser até certo ponto, prevenidas e contidas através de atividade física, exercício, caminhadas na praia, boa alimentação e roupa larga e confortável.

Mas há mais uma aliada nesta “luta”: a Drenagem Manual Linfática (um conjunto de técnicas utilizadas por Fisioterapeutas no sentido de melhorar a circulação linfática e venosa, tendo bons resultados na redução de edema e na melhoria da retenção de líquidos e redução de varizes).


E assim, num piscar de olhos, os primeiros três meses de uma jornada única e desafiante chegam ao fim. Ainda faltam dois terços do caminho, mas já não falta tudo! Gostaria de saber o que a espera no Segundo Trimestre? Não perca o próximo episódio, porque nós também não!

Obrigada por continuar desse lado! E lembre-se: a Fisiobarra continua aqui para o que precisar.


Com carinho,


Fisiobarra, Saúde e Bem-Estar

Comments


bottom of page