top of page
Foto do escritorFisiobarra

Eficácia do Pilates Clínico na diminuição da dor lombar durante gravidez



Estima-se que a lombalgia na gravidez seja uma das principais queixas entre as mulheres. Estudos apontam que 50% das gestantes sofrem com dores na região lombar, podendo ou não ser irradiada para os membros inferiores [1,2].


A etiologia da dor lombar em gestantes ainda não é totalmente clara, mas as causas mais prováveis estão relacionadas ao aumento do peso na região abdominal e do peito, mudanças hormonais, aumento da lordose lombar, alteração do centro de gravidade, pressão direta do feto e útero sobre as raízes dos nervos lombossacrais [3]. Todas estas alterações provocam mudanças posturais muito relevantes, que incluem hiperextensão dos joelhos, redução do arco plantar e anteversão pélvica. Pelo facto deste sintomas terem elevada durabilidade e intensidade durante a gestação, podendo persistir após o parto, podem ter efeitos negativos inclusivamente afetando a parte psicossocial, podendo levar a insónias e depressão [3,4].


Estudos referem que a prática do exercício terapêutico regular e de baixa intensidade, controlado, com profissionais especializados, além de não oferecer risco às mães nem bebês, podem ser benéficos e prevenir os desconfortos na região lombar durante a gravidez [1,5]. Além disso o facto da mulher se sentir melhor fisicamente também terá efeitos positivos a nível psicológico. Temos também a parte de se poder realizar em classes, em que as mulheres podem partilhar umas com as outras as suas experiências pessoais e aquilo que estão a sentir umas com as outras, sendo que neste aspeto a parte social é potenciada pois partilham as suas “queixas” e sensações pois estão todas a viver o mesmo período.


Durante período de gestação é importante a adesão a um tratamento que proponha melhora nos desconfortos sentidos de forma eficaz e segura. Dentro as diversas modalidades terapêuticas de baixa intensidade descritos na literatura, o método Pilates Clínico tem especial destaque, especialmente pela facto de na sua base de exercícios, enfatizarem o trabalho da musculatura estabilizadora da coluna lombar [6,7].


A redução da dor lombar deve-se em muito pela melhoria da flexibilidade global, pois a redução do excesso de compressão articular conduz a uma postura mais correta e melhor mobilidade lombar e pélvica [8]. “Phrompaet et al avaliaram e compararam os efeitos dos exercícios de Pilates Clínico na flexibilidade através do teste sentar e alcançar e concluíram que os exercícios de Pilates podem ser utilizados como um programa de exercícios adjuvante para melhorar a flexibilidade, aumentar o controle da mobilidade do tronco e dos segmentos pélvicos” [9]. A melhoria a nível de equilíbrio e controle postural dinâmico, com o método Pilates, fortalece os músculos que nos dão mais estabilidade a nível de tronco, agindo assim no alinhamento corporal e aumentando a capacidade do equilíbrio estático de utentes com lombalgia. Assim sendo conclui-se através de estudos realizados que o Pilates tem efeitos benéficos no tratamento ou alivio da dor lombar em grávidas.


Bora lá começar as mexer futuras mães!


Fisiobarra


Referências:


1. Brito JLOD, Torquato IMB, Triqueiro JVS, Medeiros HAD, Neto VLDS, Albuquerque AMD. Lombalgia: Prevalência e repercussões na qualidade de vida de gestantes. Rev. Enfer. UFSM, 2014; 4(2):254-64.

2. Rodriquês WFG, Silva LRD, Nascimento MAL, Pernambuco CS, Gaini TS, Dantas EHM. Prevalência de lombalgias e inatividade física: o impacto dos fatores psicossociais em gestantes atendidas pela Estratégia de Saúde da Família. Rev. Einstein. 2011: 9(4 Pt 1):489-93.

3. Moreira LS, Andrade SRS, Soares V, Avelar IS, Amaral WN, Vieira MF. Alterações posturais, de equilíbrio e dor lombar no período gestacional. Femina 2011; 39(5):241-4

4. Carvalho MECC, Lima LC, Terceiro CADL, Pinto DRL, Silva MN, Cozer GA, Couceiro TCDM. Lombalgia na gestação. Rev. Bras. anestesiol.,Campinas 2017; 67(3):266-70

5. Gomes MRDA, Araújo RCD, Lima AS, Pitangui ACR. Lombalgia gestacional: prevalência e características clínicas em um grupo de gestantes. Rev. Dor ,São Paulo 2013;14(2):114-7.

6. Chang H, Yang Y, Jehsen MP., Lee ChN.The experience of and coping with lumbopelvic pain among pregnant women in Taiwan. Pain Medicine 2011;12:846-53.

7. Machado CANR. Efeitos de uma abordagem fisioterapêutica baseada no método Pilates, para pacientes com diagnóstico de lombalgia, durante a gestação. Fisioter. Brasil,2006; 7(5):345-50.

8. Puppin AFL, Marques AP, Silva AG, Neto Futuro HA. Alongamento muscular na dor lombar crônica inespecífica: uma estratégia do método GDS. Fisioter Pesqui. 2011; 18(2):116-21.

9. Phrompaet S, Paungmali A, Pirunsan U, Sitilertpisan P. Effects of Pilates Training on Lumbo-Pelvic Stability and Flexibility. Asian Journal of Sports Medicine. 2011;2(1):16-22.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page